Os profissionais que integram o comitê técnico regional para trabalhar na cogestão do Plano de Distanciamento Controlado do Estado, estiveram ao longo de todo este sábado (15), trabalhando de forma online para a formatação do plano estruturado de enfrentamento e combate à pandemia para a região Covid Palmeira das Missões (R15 e R20) e estabelecimento de protocolos regionais para as bandeiras vermelha e preta.
As medidas alternativas, que serão definidas pela regional, poderão ser utilizadas em seus municípios em substituição aos protocolos estabelecidos pelo governo estadual, ou seja, com flexibilizações em diversos pontos, especialmente para o funcionamento de atividades consideradas não essenciais, como o comércio de rua e os estabelecimentos de alimentação, como os restaurantes e lancherias, com horários ampliados e menos restrições no que diz respeito aos dias da semana.
Além das mudanças nos protocolos, o plano também contém informações técnicas, sobre o enfrentamento à pandemia, destacando índices que são considerados importantes para a região, com diminuição nos índices de internações de pacientes por Covid ou por síndromes respiratórias, além do aumento no número de pacientes recuperados da doença e estabilização nas taxas de ocupação de leitos de UTI.
Depois da assembleia de prefeitos da Amuceleiro e Amzop, realizada de forma virtual, na sexta-feira (14), em que o comitê foi aprovado por unanimidade, mais profissionais médicos e de enfermagem da região passaram a compor o grupo. Desta maneira, os integrantes estão avaliando o trabalho que já estava sendo encaminhado, para que o plano possa ser concluído e encaminhado às autoridades estaduais.
Durante todo este sábado, os integrantes do comitê estiveram debatendo as ações propostas, de forma virtual, realizando modificações e ajustes que foram necessários. Como muitos profissionais trabalham ao longo do final de semana, especialmente em plantões médico-hospitalares, a revisão pode ser concluída somente no domingo.
Após o plano e os protocolos serem finalizados, o comitê terá de colher as assinaturas dos prefeitos da regional Covid e de integrantes do grupo técnico, para que então os documentos possam ser encaminhados e protocolados junto ao Estado. A previsão é de que isso possa acontecer, no máximo, na segunda-feira, dia 17.